Parceria entre EACH e JICA realiza atividades com música para a promoção de saúde de idosos

Postado em 27 de setembro de 2023

Agência do governo japonês responsável pela implementação da assistência oficial para o Desenvolvimento (AOD), a JICA apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento. O objetivo é contribuir para a construção da paz e o desenvolvimento da sociedade internacional.

Como parte de Cooperação Técnica, a JICA atua na modalidade de Projetos Comunitários. A iniciativa consiste em um programa em que a agência oferece apoio às atividades de cooperação através da qual as ONGs, universidades, governos locais e entidades de utilidade pública japonesas desenvolvem projetos que utilizam seu conhecimento e expertise, visando a execução de atividades técnicas que contribuam diretamente para a vida da população local num país em desenvolvimento, incluindo o Brasil.

Em 2021, através de uma parceria com a JICA, governo de Provincia de Miyagi (Japão) e a EACH-USP Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, a empresa Yura-Rhythm Corporation estruturou o Projeto Comunitário “Modelo Yura de atividades com música para a promoção de saúde de idosos na cidade de São Paulo” para capacitar recursos humanos brasileiros na divulgação da sua metodologia Yura-rhythm (Yura-ritmo, em português).

O Yura-ritmo é uma técnica de promoção de saúde de pessoas idosas, que alia os benefícios da música com movimentos corporais, atividades de concentração e relaxamento, desenvolvida na cidade de Sendai (província de Miyagi – Japão) pelos professores Yoshihito Kikuchi e Kensuke Nozaki.

Em 2011 a região de Miyagi e seus arredores foram duramente atingidos pelo Grande Terremoto do Leste do Japão. A empresa Yura-Rhythm Corporation foi inaugurada no mesmo ano, com a abertura de um Centro Dia para atendimento da população idosa local.

Os empreendedores e fundadores sentiram a necessidade de despertar o “ikigai (propósito de vida)” num cenário de destruição desesperador nas pessoas idosas, passando a trabalhar incansavelmente no aprimoramento da metodologia e na capacitação de recursos humanos como multiplicadores aptos a aplicar a técnica na prática, recebendo também estudantes da América Central e da América do Sul para treinamento.

Até o momento, mais de 30 profissionais brasileiros foram capacitados pela técnica Yura-ritmo. Além do Centro Dia, a empresa possui um “clube escolar” voltado ao atendimento das crianças com necessidades especiais.

A técnica Yura-ritmo combina os seis pontos de promoção de saúde recomendados pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do governo japonês (prevenção de declínio cognitivo, prevenção de depressão, melhora das funções orais, melhora do quadro nutricional, prevenção do isolamento e melhora das funções motoras) com os benefícios de atividades com exercícios adaptados para serem realizados na postura sentada, execução de canto e manuseio de instrumentos musicais, além da atividades de relaxamento. Todas estas atividades requerem atenção e concentração dos participantes, ativando a capacidade cognitiva das pessoas idosas.

Para a professora doutora Rosa Yuka Sato Chubaci, que coordena este Projeto no lado brasileiro “a metodologia Yura-ritmo se destaca pelo processo que envolve atenção, memória, leitura, atividade física e socialização das pessoas, prevenindo-as de sintomas de depressão e ansiedade, ao incentivar as atividades em grupo e o convívio social, além do autocuidado à sua saúde mental e física, retardando a necessidade de cuidados demandados pela dificuldade ou perda de autonomia e independência da pessoa idosa”. Do lado japonês, Professor Kikuchi afirma sentir-se feliz em conseguir contribuir por um pouco que seja em prol da comunidade idosa do Brasil.

Para conhecer as atividades da JICA, acesse o site da Representação no Brasil.

*Com informações da JICA